Neste artigo, falaremos sobre:
- Capas de chuva
- Capacete
- Espelhos retrovisores
- Luzes dianteiras e traseiras
Modelos específicos para ciclistas urbanos ainda não são muito fáceis de se encontrar no Brasil, mas se encontra em sites de produtos da China. Não especificamente porque a China fabrica tudo hoje em dia, mas mas porque eles usam muito bicicleta no dia a dia e chuva não é definitivamente um empecílho para seu uso (quando estive lá num dia de chuva vi que a quantidade de ciclistas nas ruas era a mesma dos dias de sol), portanto eles possuem o que há de melhor em capas de chuva para ciclistas, o melhor modelo de todos é que chamamos de "poncho".
Se você não conseguir encontrar este modelo específico, qualquer um próximo de um poncho será mais útil, pois proteje você, suas mãos e produtos que outrora estiverem em uma cesta.
No vá de bike tem um artigo ensinando a fazer a sua capa tipo "poncho".
Capacete: É um dos acessórios mais controversos - por incrível que pareça. Pelo nosso código de trânsito (CTB), o seu uso pelos ciclistas não é obrigatório. Há quem defenda seu uso veementemente. E conheço gente que se for obrigado a usar prefere parar de pedalar. Enfim, o ponto aqui não é entrar nesta discussão; eu uso, mas não em todos os momentos.
Modelo sem viseira
Modelo com viseira
O que se deve saber sobre eles: antes de tudo, eles precisam ser confortáveis, você deve vesti-los e esquecer que está com eles. Um amigo me disse que uma vez entrou no chuveiro com um, tal o grau de anatomia do seu.
A qualidade é importante, embora a maioria dos capacetes do mercado sejam feitos com o mesmo material (não se assustem, eles são feitos de isopor mesmo, mas são prensados e são resistentes), alguns são de melhor qualidade que outros. Em muitos casos, o que os diferencia é o peso (quanto mais leve, mais caro).
Os furos no capacete do ciclista são para ventilar, quanto mais furos, menos quente.
As viseiras são para proteger contra o sol, os velocistas não gostam delas, pois atrapalha na aerodinâmica.
Todos possuem sistema interno de almofadas, prefira os que podem ser retirados para lavar, pois com o tempo eles ficam sujos e com cheiro ruim; alguns ainda possuem tela contra insetos (o meu é assim).
Opte sempre por cores claras, capacete preto nem pensar!
Outra coisa importante: a forma de ajustá-los, veja aqui um vídeo sobre como fazer isso:
Origem: pedal.com.br
Se quiser se aprofundar no assunto, tem uma discussão sobre eles aqui no fórum do pedal.com.br.
Espelhos retrovisores: Eu sempre dizia a mesma coisa que tanta gente: "retrovisor para bicicletas não presta, é só para cumprir a lei" (sim, ele é obrigatório para bicicletas, segundo o CTB).
Disse e redisse, até que um dia decidi experimentar um modelo indicado por um amigo. E meu "mundo caiu"...
Descobri que eu não sabia nada sobre retrovisores para bikes. Ele é tão bom, que foi difícil viver sem ele. Portanto, hoje revi meus conceitos: retrovisores são fundamentais!
O modelo a que me refiro é este:
Ele se encaixa na ponta do guidão, dentro dele, assim:
Os outros tipos, tradicionais que precisam ser presos no guidão, de fato não são eficientes, pois o nosso corpo "fica na frente", impossibilitando que ele cumpra sua função. Já este modelo acima da CATEYE fica na ponta do guidão, de forma que nosso corpo não o obstrui. Excelente! Enfim, o que importa é o sistema, os que prendem na ponta do guidão são os que funcionam de fato, alguns modelos semelhantes da ZEFAL também são muito bons:
Hoje uso 2 deste acima (um de cada lado!), excelentes!
Existem ainda os retrovisores de capacete. Estes não são muito comuns de se ver, e nem tão fáceis de encontrar; mas todos que conheço e experimentaram dizem que não há coisa melhor; eu acredito. Só não tive ainda oportunidade de experimentar, mas se encontrar, vale a pena.
Veja alguns modelos:
Luzes dianteiras e traseiras: Para mim estes são os itens de segurança mais importantes para um ciclista. Os equipamentos que lhe permitem ser vistos são os melhores e mais eficientes em relação a segurança. Pois é, a principal função destas luzes não é iluminar o caminho, mas fazer com que você seja visto!
Veja um vídeo fundamental sobre isso (em alemão, mas perfeitamente compreensível):
Este vídeo está divulgado no Blog do AUDAX RIO, onde - aliás - há excelentes artigos sobre visibilidade e segurança. Não deixe de ver!
Pelo nosso CTB, é obrigatória a "sinalização noturna", que pode ser entendida como os "olhos de gato" que já vem na bicicleta de fábrica; mas creia, isso é muito pouco! É preciso luzes piscantes para ser visto.
Isso mesmo, piscantes!
Um colega me disse uma vez: "não gosto das luzes piscantes, porque fico me sentindo uma vagalumes". Bem, isso é bobagem de garoto envergonhado e uma grande ignorância. As luzes piscantes chamam mais a atenção e são um "código de identificação" do ciclista: quando um outro veículo vê de longe as luzes piscantes sabe logo que é um ciclista.
A menos que você ande em vias sem nenhuma iluminação pública, não precisará de grandes faróis, apenas sinalizadores piscantes são suficientes, veja alguns modelos:
Dianteiros
Traseiros
Em qualquer loja de bicicleta você encontra kits de luzes dianteiras e traseiras, na pior das hipóteses, fique com eles, alguns modelos:
Veja estes da FROG, ótimos e bem "fashion":
Eles são de ótima qualidade e práticos, veja com ficam:
Há ainda modelos específicos para serem colocados no capacete, que possuem - portanto - visibilidade dianteira e traseira. Este modelo abaixo, da TOPEAK é excelente, eu possuo um:
Ele fica assim:
É excelente, mas deve ser usado em conjunto com as da bike, não sozinho.
Pela minha experiência, aconselho comprar itens de qualidade, já comprei produtos da CATEYE que levaram tombos, molharam, sofreram e continuam ótimos. Em contrapartida, comprei uns produtos "ching-ling" que não duraram nem 3 usos. É uma coisa que não vale a pena economizar!
E volto a repetir: estes são os itens de segurança que julgo mais importantes para um ciclista!
Bem, como este artigo já ficou bem grande, no próximo artigo falaremos sobre:
- Luvas
- Óculos
- Paralamas
- Prendedores de calça
Nenhum comentário:
Postar um comentário